top of page

Fotografias antigas

Costumamos dizer que as fotografias falam per si. As antigas, mesmo que esmaecidas no papel, datam e revelam a forma no tempo longínquo que nossos antepassados viveram. E, assim, ao reuni-las, no caso do gado Crioulo Sulino, nos permitem contextualizar as possíveis origens, usos e serviços cumulativos prestados pela raça que hoje criamos.
Fazenda das Pedras_2_ABCBCS
a
Figura 1. Flagrantes de apartação de terneiros que marcam o início da seleção na Fazenda das Pedras, Água Doce, SC, em 1970. Fonte: Sandro Maciel.
Fazenda das Pedras1_ABCBCS
b
Fazenda das Pedras3_ABCBCS
c
Cabanha Sao Chico_ABCBCS
Figura 3. Touro Itu, usado na Fazenda da Ilha, de Santa Cecília, SC, cerca de 1990. Fonte: Adriano Drissen.
Figura 2. Gado na mangueira, na fazenda hoje Cabanha São Chico, Água Doce, SC, com destaque na frente para uma vaca típica, em 1975. Fonte: Fabiano Mendes dos Santos.
Fazenda_Manoel Francisco Goetten1_ABCBCS
Estancia Sao Luiz2_ABCBCS
a
Estancia Sao Luiz1_ABCBCS
c
Estancia Sao Luiz4_ABCBCS
b
Estancia Sao Luiz3_ABCBCS
d
Figura 4. O patriarca Palmir Panta Gonçalves, com seus bois  de trabalho/canga, salinos, oveiros e oscos, em atividade na lavoura de arroz, na Estância São Luiz, Rio Pardo, RS, em 1950. Fonte: Joemir G. Gonçalves
 
Fazenda Santana do Pitanga1_ABCBCS
a
Figura 5. Lote de gado jaguané (a) da Fazenda Santana do Pitanga, de Paulo Barros de Araújo, Palmas, PR, em 1980. Em detalhe o touro (b) e algumas vacas (c). Fonte: Marcos Camargo.
Fazenda Santana do Pitanga2_ABCBCS
b
Fazenda Santana do Pitanga3_ABCBCS
c
bottom of page